As perdas auditivas podem ser classificadas segundo os tipos – de acordo com qual parte do ouvido foi afetada – e segundo os graus – que são medido em decibéis (dB), valor mais baixo que o ser humano pode ouvir.
Podendo afetar tanto os dois ouvidos quanto um só, as causas são as mais variadas, mas felizmente, a maioria dos casos possui tratamento.
Por isso, neste artigo, vamos explicar quais são os quatro tipos de perda auditiva, suas causas e tratamentos. Para descobrir, continue conosco!
Conheça os 4 tipos de perda auditiva
1. Perda auditiva condutiva
Neste tipo de perda auditiva, o problema está na condução do som, quando o ouvido externo e médio não conseguem receber e/ou encaminhar o som de forma adequada.
Com a perda auditiva condutiva, é comum sentir como se os ouvidos estivessem obstruídos, mas na maioria dos casos, é uma condição reversível através de tratamentos com medicamentos, uso de aparelhos auditivos, soluções de condução óssea ou cirurgia.
As causas mais comuns são:
- Malformações no nascimento;
- Síndromes como Down, Goldenhar e Treacher Collins;
- Mastoidite crônica ou infecções do ouvido médio;
- Crescimento da pele ou cisto (colesteatoma);
- Ouvidos drenantes (quando há obstrução devido a cera de ouvido);
- Infecções crônicas do ouvido;
- Cirurgias auditivas prévias;
- Tumores benignos.
2. Perda auditiva neurossensorial
Neste caso, o problema está no ouvido interno, com dano parcial ou total, das células sensoriais.
Como o ouvido interno tem a função de codificar os sinais sonoros para o nervo auditivo, mesmo que o ouvido externo e o médio estejam em perfeito estado, o indivíduo não consegue escutar.
Infelizmente, é um quadro irreversível, com linha de tratamento paliativa, como uso de aparelhos auditivos e implantes cocleares.
As causas comuns incluem:
- Perda auditiva congênita;
- Envelhecimento;
- Exposição a ruído alto;
- Ferimento na cabeça;
- Genética;
- Doença de Ménière;
- Reação adversa a medicamentos.
3. Perda auditiva mista
Este é o tipo de perda auditiva em que acontece a combinação da perda condutiva e neurossensorial, com problemas no ouvido externo e/ou médio e no ouvido interno.
Dessa maneira, apesar da alteração na condução do som poder ser tratada, geralmente esse problema sensorial é permanente.
Ocorre em casos de infecções de ouvido crônicas, traumatismos e qualquer uma das causas de perda auditiva condutiva combinada com as causas de perda auditiva neurossensorial.
Portanto, o tratamento pode incluir medicamentos, aparelhos auditivos, soluções de condução óssea e cirurgia.
4. Perda auditiva neural ou retrococlear
Resultante da ausência ou dano no nervo auditivo, a perda auditiva neural é permanente devido a falha do nervo auditivo (que dificulta a transmissão dos sinais sonoros ao cérebro), mas pode ter resultados limitados com reabilitação auditiva.
Aparelhos auditivos e implantes cocleares não resolvem, já que o nervo não consegue levar as informações sonoras ao cérebro, mas existem casos em que o implante auditivo de tronco cerebral (ABI) podem ajudar.
Graus de perda auditiva
Perda auditiva leve
Neste nível de perda, você consegue ouvir a fala, mas sons suaves como sussurros, ou consoantes no final de palavras, são difíceis de ouvir.
Do mesmo modo, já é um desafio conseguir ouvir o que alguém está te dizendo se ambos estiverem em ambientes barulhentos.
Perda auditiva moderada
Aqui, é possível ouvir outra pessoa falando normalmente, mas existe dificuldade em entender o que ela está dizendo. Por exemplo, você não ouve as consoantes de uma frase dita para você, somente as vogais, tornando impossível manter um diálogo.
Nesse sentido, é recomendado o uso de aparelhos auditivos.
Perda auditiva grave
Nesses casos, é preciso o uso de aparelhos auditivos potentes, ou então, implantes cocleares, já que é quase impossível ouvir o que a outra está dizendo ou sons do ambiente.
Perda auditiva profunda
Neste tipo de perda auditiva, a pessoa precisa recorrer ao implante coclear, à leitura dos lábios ou língua dos sinais, pois só é possível sentir as vibrações dos sons mais altos e nenhuma fala.
Conclusão
No artigo de hoje, a Binaural explicou um pouco sobre quais são os tipos de perda auditiva, suas causas e tratamentos indicados.
Contudo, caso você já tenha recebido um diagnóstico de perda auditiva, cujo tratamento inclui aparelhos auditivos, nós temos diversas opções que podem se adequar às suas necessidades e estilo de vida. Acesse o nosso site para conferir.
Então, se você deseja entender mais sobre os graus de perda auditiva e aprender como identificar se você se encaixa em algum deles e pode precisar procurar um médico, confira esse artigo que preparamos para você!