Seja durante uma viagem de avião, após um dia na praia ou mesmo sem causa aparente, todo mundo já teve a sensação de ouvido tampado, não é mesmo? E embora muitos casos sejam solucionados apenas com uma limpeza, outros podem indicar traumas ou lesões mais graves.
Por isso, neste texto separamos tudo o que você precisa saber sobre ouvido tampado: o que pode ser, como diagnosticar e quais os principais tratamentos existentes para cada uma dessas causas.
Quer saber mais sobre isso? Então, continue a leitura!
Ouvido tampado: o que pode ser?
São muitas as causas de sensação de ouvido tampado. Neste texto, você confere as sete principais. São elas:
- Cerume acumulado
O cerume, conhecido popularmente por “cera”, é uma substância naturalmente produzida pelo nosso organismo com o objetivo de proteger, limpar e lubrificar o canal auditivo. Ele é fundamental para a manutenção da saúde do ouvido, especialmente por evitar que impurezas e corpos estranhos cheguem ao canal auditivo com facilidade.
No entanto, quando há acúmulo excessivo de cera, pode haver obstrução do canal auditivo e, consequentemente, a sensação de ouvido entupido.
Tratamento indicado: o natural é que o cerume saia naturalmente, sendo “expulso” pelo próprio corpo. Porém, caso isso não ocorra e ele fique acumulado no canal auditivo, o ideal é procurar um otorrinolaringologista, já que a limpeza feita em casa não é recomendada. Lembre-se: não deve-se limpar os ouvidos com hastes flexíveis; apenas a parte externa.
- Inflamações ou infecções
A otite é uma inflamação (ou infecção) no ouvido bastante comum. Ela pode gerar dores, incômodos, perda temporária da audição e, se não tratada, perda permanente. Além disso, causa sensação de ouvido tampado, devido ao inchaço e possível acúmulo de fluido no canal auditivo. Outros sintomas também podem aparecer: febre baixa, coceira e vermelhidão no ouvido.
Tratamento indicado: como em qualquer outro tipo de inflamação ou infecção, o ideal é procurar avaliação médica para obter o diagnóstico e o tratamento corretos. Geralmente os casos de otites mais leves são tratados com antibióticos, porém os quadros mais graves – quando há perfuração no tímpano, por exemplo – podem exigir a timpanoplastia.
- Mudanças de pressão
Quando a pressão atmosférica muda de forma repentina, como em uma decolagem ou pouso de avião ou durante mergulhos profundos, é comum sentir um entupimento temporário dos ouvidos. Isso ocorre devido ao desequilíbrio entre a pressão atmosférica do ambiente e a pressão interna do ouvido médio.
Tratamento indicado: nesses casos, a sensação de ouvido tampado geralmente passa de forma mais rápida, após o equilíbrio das pressões ser restabelecido. Porém, caso os sintomas persistam após alguns dias, é preciso visitar um otorrinolaringologista para a realização de exames.
- Traumas/lesões
Algumas lesões que atingem o tímpano ou os ossículos (conjunto de ossos do ouvido) também podem provocar a sensação de ouvido tampado. Algumas das principais causas desses traumas são:
- infecções ou inflamações no ouvido médio;
- inserção de objetos no ouvido;
- pressão anormal no canal auditivo, como as mudanças de pressão mencionadas no item anterior;
- traumas acústicos provocados por sons muito altos.
Tratamento indicado: por mais que algumas lesões sejam comuns e melhorem naturalmente, o indicado é buscar avaliação médica. Isso porque algumas delas, como a perfuração do tímpano, podem provocar perda auditiva se não forem tratadas corretamente.
- Obstrução da tuba auditiva
A tuba auditiva, também conhecida como tubo de Eustáquio, é a estrutura que liga o ouvido médio à parte de trás do nariz e da garganta. É o canal responsável por equalizar a pressão externa com a do ouvido médio.
Por isso, se esse canal for obstruído, é muito comum a sensação de ouvido entupido. Essa obstrução pode ser ocasionada por inflamações das vias respiratórias, como sinusites, resfriados e gripes.
Tratamento indicado: geralmente, essa obstrução se cura de forma espontânea, mas também é possível tratar os sintomas que levaram a ela. Caso seja recomendação médica, isso pode ser feito com anti-inflamatórios, descongestionantes nasais e até antibióticos.
- Entrada de água no ouvido
Situação comum após mergulhos no mar ou em piscinas, a entrada de água no ouvido é outra explicação para o que pode ser ouvido tampado. Para evitar que isso aconteça, é recomendado o uso de protetores auriculares ao nadar.
Tratamento indicado: é normal que a água saia naturalmente, mas algumas técnicas podem ajudar, como inclinar a cabeça para o lado do ouvido que está entupido e até fazer a limpeza com a ponta de uma toalha seca. Porém, caso a sensação permaneça por alguns dias, procure um médico, já que a água pode aumentar o risco de infecções no local.
- Congestão nasal
Quando ficamos resfriados ou gripados, é normal que o nariz fique obstruído por secreções, o que dificulta ou impede a passagem de ar. Isso cria uma pressão, que acaba se estendendo aos ouvidos.
Tratamento indicado: nesse caso, é preciso tratar o problema causador, que é o resfriado ou a gripe. Porém, algumas técnicas para desentupir o nariz podem ajudar, como: inalação, massagens nas maçãs do rosto, bebidas quentes, entre outras.
Quais exames podem ser feitos?
Caso a sensação de ouvido tampado permaneça por dias, independentemente da causa, alguns exames auditivos podem ser feitos para analisar possíveis danos. São eles:
- Timpanometria: identifica a pressão da orelha média e, com isso, analisa possíveis obstruções no canal auricular, perda auditiva e causas de dores na região. No procedimento, o profissional insere no ouvido do paciente uma sonda que emite ondas sonoras e, assim, identifica a mobilidade do tímpano.
- Audiometria: exame prático usado para medir e identificar graus de perda auditiva. É realizado em uma sala acústica, onde o paciente, com um fone de ouvido, recebe transmissões sonoras em escalas de decibéis.
- Imitanciometria: analisa o funcionamento do tímpano, da tuba auditiva e dos ossos do ouvido. O médico insere no canal auditivo do paciente uma sonda auditiva que capta a movimentação da membrada do tímpano após estímulos sonoros. Esse exame diagnostica problemas como otites, zumbidos, alergias respiratórias e perda auditiva.
Quando procurar um otorrino?
Neste texto, você ficou por dentro de tudo sobre ouvido tampado: o que pode ser, como tratar e quais exames podem ser feitos para diagnosticar possíveis danos. Entre as principais orientações para casos de ouvido entupido constantemente está a procura por um otorrino.
Mas, você sabia que além de tratar problemas como esses mencionados aqui, esse profissional também cuida de outros problemas de saúde? Para saber mais sobre isso, acesse o nosso texto “Médico de ouvido: quando e para que procurar o otorrino?”.