O ouvido é uma parte sensível no nosso corpo e sofrer qualquer alteração nele já afeta a rotina, o foco nas tarefas do dia a dia. Um destes problemas é a disfunção da tuba auditiva, uma situação até que comum e que precisa ser tratada.
Também conhecida como Trompa de Eustáquio, a tuba auditiva liga o ouvido médio à nasofaringe. Ela é composta por uma parte de cartilagem, mais flexível, e outra óssea. A disfunção nessa parte do ouvido traz situações como zumbido e até a perda de audição.
Mas siga conosco neste texto que vamos falar melhor sobre o assunto, como é feito o tratamento e o diagnóstico.
O que é disfunção da tuba auditiva?
A sensação de ouvido tapado acontece porque a Trompa de Eustáquio se apresenta fechada ou não consegue abrir corretamente para a entrada de ar. Dessa forma, acontece a disfunção da tuba auditiva, com a pressão do ar no exterior do tímpano maior que do ouvido médio.
Isso provoca esta sensação de que o ouvido está tapado. O tímpano deixa de vibrar corretamente quando atingido pelas ondas sonoras, afetando também a audição. Esse problema pode ocorrer por vários motivos, como:
- nariz entupido;
- infecção;
- resfriado;
- cera em excesso no ouvido;
- exposição à água;
- corpos estranhos no canal.
Outra situação comum na qual a disfunção da tuba auditiva acontece é na mudança da pressão atmosférica, como dentro de um avião, por exemplo. Na hora do pouso ou decolagem, a mudança da pressão é grande e muitas pessoas têm a sensação de ouvido tapado.
A disfunção tem relação também com o surgimento de outros problemas, como a otite média crônica. Além disso, ela, muitas vezes, é acompanhada por doença inflamatória crônica na cavidade do nariz. A disfunção da tuba auditiva tem tratamento, por isso é preciso fazer um diagnóstico correto com um otorrinolaringologista.
Quais são os sintomas da disfunção da tuba auditiva?

Além da sensação de ouvido tapado, a disfunção da tuba auditiva tem outros sintomas. O ideal é ficar atento a todos eles, aumentando as chances de ser o problema ou então descartando. Mas isso só deve ser feito por um médico especialista. Os principais sintomas são:
- dor no ouvido;
- zumbido;
- tonturas;
- perda auditiva;
- sensação de ouvido tapado.
Muitas pessoas convivem com este problema por anos, o que afeta muito a qualidade de vida e o bem-estar. Portanto, é fundamental o paciente procurar ajuda médica assim que sentir estes sintomas, para um tratamento adequado.
Como é o tratamento?
O tratamento para a disfunção da tuba auditiva depende do que está causando o problema. Quando ela tem relação com a cavidade nasal, os corticosteroides intranasais podem trazer um bom resultado.
Agora, se a disfunção foi provocada pelo excesso de cera, o melhor tratamento é fazer a limpeza do ouvido com um especialista. Ele irá aplicar medicamentos para amolecer a cera e, assim, tirar com facilidade e sem riscos.
Em último caso, uma cirurgia também é uma saída para o médico. Nesse sentido, é inserido tubos de equalização de pressão. Outra técnica é com a dilatação por balão da tuba auditiva, melhorando o espaço na região. A cirurgia costuma ser indicada, principalmente, em casos de disfunção da tuba auditiva crônica refratária ao tratamento médico.
Proteja sua audição
O diagnóstico para a disfunção da tuba auditiva é feito pela timpanometria ou a endoscopia nasal. Os exames irão apresentar imagens que vão identificar ou não o problema ao otorrinolaringologista para o melhor tratamento.
O que achou deste conteúdo? Esperamos que ele tenha ajudado a entender melhor sobre este problema no ouvido. Deixe o seu comentário do que achou ou se tiver alguma dúvida sobre o tema que iremos responder!