Muitas pessoas têm aflição a um tipo de som, não conseguem se concentrar e se irritam facilmente. Enquanto outras são sensíveis a barulhos que para muitos seria normal. Isso causa confusão entre dois problemas comuns no sistema auditivo. Por isso, este texto vai ajudar a entender a diferença entre misofonia e hiperacusia.
São problemas que podem, à primeira vista, parecer iguais mesmo, entretanto tem suas diferenças. Entretanto, o fundamental em saber é que as duas doenças têm tratamento e, assim, a pessoa terá qualidade de vida.
Siga conosco neste texto que vamos falar mais sobre misofonia e hiperacusia, explicar o que é cada uma, o tratamento e muito mais!
O que é misofonia?
A misofonia é quando uma pessoa se irrita com um som, mas não necessariamente é um barulho alto. Pode ser o tic tac de um relógio, uma torneira gotejando, o estridular de um grilo ou até mesmo a mastigação de uma pessoa. O grande problema está mais ligado à repetição do som do que a intensidade dele.
Para quem sofre de misofonia, esses ruídos repetitivos podem causar reações emocionais e até mesmo físicas, como raiva, frustração, ataques de pânico, dores de cabeça. Ela leva a pessoa a perder o poder de concentração e ter dificuldades no trabalho ou na escola.
A medicina ainda não consegue determinar com precisão o que causa a misofonia, mas está relacionada a parte do cérebro que processa os sons.
O que é a hiperacusia?
Diferentemente da misofonia, a hiperacusia é uma doença que provoca na pessoa uma menor tolerância ao som. Como o nome dela já diz, o paciente tem uma hipersensibilidade aos ruídos que poderiam passar despercebidos para outras pessoas.
Estudos apontam que a causa a hiperacusia tem fatores como a exposição prolongada a sons altos, lesões ou infecções no ouvido, ou transtornos neurológicos. Este problema gera situações como:
- desconforto;
- irritabilidade;
- tontura;
- vertigem;
- dores de cabeça;
- dores de ouvido.
Aliás, muitas pessoas diagnosticadas com hiperacusia também sofrem com o zumbido no ouvido. Então, este é mais um sinal para se preocupar caso você tenha este problema de audição.
Mas qual a diferença entre misofonia e hiperacusia?
Bom, agora que falamos um pouco sobre cada um, foi possível perceber a diferença entre misofonia e hiperacusia? Elas são duas condições distintas, embora ambas envolvam uma sensibilidade aumentada aos sons.
A primeira está relacionada à irritabilidade com sons repetitivos, mas não necessariamente altos. Esses sons podem desencadear uma resposta emocional extrema, como raiva, irritabilidade ou até mesmo aversão.
Enquanto isso, a segunda é uma hipersensibilidade aos sons no geral, mesmo sendo considerado normal para outra pessoa.
Qual o tratamento para misofonia e hiperacusia?
Agora, quando o assunto é tratamento, os dois podem envolver uma série de terapias, dependendo do grau de gravidade. Na misofonia, o médico especialista prescreve tratamento comportamental cognitivo, de som e medicações para ajudar a reduzir a ansiedade e irritabilidade.
Na terapia de som, por exemplo, o paciente recebe estímulos sonoros específicos e controlados para recondicionar o cérebro e reduzir o problema.
Para pacientes com hiperacusia, os tratamentos incluem terapias para a dessensibilização sonora, cognitivo-comportamental e medicamentos específicos. Neste caso, o médico também costuma indicar o uso de protetores auriculares, que reduzem a exposição a sons altos.
Vale destacar que as duas condições são crônicas, portanto não têm cura definitiva. Entretanto, os tratamentos citados ajudam a gerenciar as crises e os sintomas, dando qualidade de vida ao paciente.
Que tipo de médico devo procurar?
Agora que você sabe a diferença entre misofonia e hiperacusia é essencial saber qual médico faz o diagnóstico e indica o melhor tratamento. Quando você sentir estes sintomas indicados, é recomendável procurar um otorrinolaringologista.
Aliás, este é o médico especializado no tratamento de doenças do ouvido e outras regiões do corpo. Quer saber mais sobre isso e que tipo de problema ele trata? Confira este texto falando mais do assunto!