Olhando apenas para as nossas orelhas, nós nem imaginamos que o nosso sistema auditivo é tão complexo, não é mesmo? Para ouvir um som é necessário que ele passe por todas as partes do nosso sistema auditivo.
Neste texto, você vai entender como o processo de ouvir funciona, conhecendo todas as partes do nosso sistema auditivo e suas funcionalidades. Acompanhe!
Como o é dividido o sistema auditivo?
Como o nosso sistema auditivo tem muitas funcionalidades, é dividido em duas partes principais. Assim, temos o sistema periférico e o central, cada um com o seu conjunto de órgãos e funções.
De maneira geral, o sistema auditivo periférico é o responsável por captar o som e transmiti-lo até o sistema central, que fará o trabalho final de mandar a mensagem para o cérebro processar.
Apesar do som precisar fazer um caminho que passa por diversos órgãos até chegar ao nosso cérebro, isso acontece em instantes. Incrível, não é? E vai ficar ainda melhor quando entender o sistema auditivo mais a fundo.
Ouvido externo
A orelha (ou pavilhão auricular) e o canal auditivo fazem parte do ouvido externo. Desse modo, são responsáveis por captar, amplificar e enviar o som ao nosso tímpano, localizado no ouvido médio.
Além disso, o ouvido externo tem um sistema de defesa contra impurezas muito eficaz e famoso: a cera.
Ouvido médio
Nesta parte, além do tímpano, temos três ossículos muito importantes, e que talvez você já tenha ouvido falar: martelo, bigorna e estribo.
Quando o som chega ao tímpano em forma de vibrações, estes três ossículos transferem o movimento vibratório até a cóclea (órgão do ouvido interno responsável pela parte auditiva).
Além disso, o ouvido médio tem a função de proteger o nosso ouvido de sons muito altos, ou seja, prejudiciais aos seres humanos.
Ouvido Interno
Nesta parte do nosso sistema auditivo, ficam localizados órgãos que exercem a função de equilíbrio e audição. Nós vamos por partes para você poder entender melhor!
Dessa forma, a cóclea, como já citamos acima, vai garantir que possamos escutar um som. Nela, encontramos milhares de células sensoriais, conhecidas como células ciliadas, as quais estão ligadas ao nosso sistema auditivo central.
Um dos motivos da perda de audição está diretamente ligado à morte das células ciliadas. Com o passar do tempo, é natural que as células do nosso corpo morram, entretanto boa parte se regenera. Por exemplo, as células da nossa pele são renovadas constantemente.
Entretanto, as células sensoriais da cóclea não se renovam, por isso, com o passar dos anos vamos perdendo a qualidade da nossa audição.
Além disso, é muito importante ter cuidado com sons muito altos, para que estas células não morram de maneira não natural.
Depois da cóclea, encontramos o labirinto, você já ouviu falar? Ele é constituído por três canais, conhecidos como canais semicirculares, e é responsável por manter o equilíbrio de todo nosso corpo.
Aqui, chegamos ao fim do nosso sistema auditivo periférico, e agora podemos partir para a segunda parte dele.
Sistema auditivo central
Este sistema é o que realiza a parte final do processo de ouvir um som. Portanto, o sistema auditivo central transfere os estímulos neurais, por meio de nervos, até ao cérebro (córtex auditivo), o qual processará a informação para que a pessoa compreenda do que se trata aquele som.
Assim, pudemos ver que o sistema auditivo faz um grande e detalhado trabalho para que consigamos escutar um som perfeitamente. Portanto, é essencial visitarmos um profissional fonoaudiólogo para ele realizar um diagnóstico completo da sua audição.
Se gostou deste conteúdo e quiser ler mais textos como este, acesse o Blog da Binaural e aproveite os materiais de qualidade que preparamos com muita dedicação!