A perda auditiva é uma deficiência que pode aparecer de várias maneiras, com diferentes graus e diversas causas. Uma dessas variações é a perda auditiva unilateral, que, como o nome sugere, é quando ocorre comprometimento da audição de apenas um dos ouvidos.
Mas não se engane, isso não significa que ela não necessita de atenção e cuidado como a perda auditiva nos dois ouvidos. Entretanto, graças às inovações tecnológicas, existem suportes muito eficientes na compensação da perda auditiva unilateral.
Perigos oferecidos pela perda auditiva unilateral
Aparentemente, a perda da audição de apenas um dos ouvidos parece não fazer muita diferença, já que a pessoa ainda assim poderá ouvir os sons que chegam até ela. Entretanto, a audição unilateral pode oferecer sérios riscos ao cotidiano, pois perde-se a capacidade de identificar a direção correta do som.
Ao atravessar a rua, por exemplo, é de suma importância que saibamos a direção dos ruídos para que não aconteça uma tragédia, não é mesmo!?
Além disso, manter diálogos com várias pessoas ao mesmo tempo, em um ambiente com algum grau de ruído competitivo pode ser bem difícil, pois, apenas um dos ouvidos trabalhará nas distinções dos sons e das suas origens. A falta de eficiência causada pela escuta unilateral leva o indivíduo a esforçar-se mais para entender em todas as situações, o que deixa-o extremamente cansado ao final do dia.
Portanto, é muito importante que haja um equilíbrio entre os dois lados da audição.
Causas e tratamento da perda auditiva unilateral
A perda auditiva unilateral é muito similar à que afeta os dois ouvidos, e as causas mais comuns são:
- Acidentes ou traumatismos graves, que podem causar lesões no sistema auditivo comprometendo-o;
- Exposição a ruídos intensos em tempo excessivo;
- Doenças, como otites e tumores, por exemplo;
- Condição congênita.
Muitas pessoas que possuem a perda auditiva unilateral não procuram tratamento, porque se acomodam com a situação, afinal, ela não adquire uma surdez total.
Entretanto, isso pode ser muito prejudicial, pois ela vai acostumar-se a utilizar mais o lado da audição que ainda está realizando suas funções auditivas e, por consequência, causar danos irreversíveis ao lado que já tinha a perda.
Assim, esses danos podem ser a intensificação da perda auditiva ou, em casos extremos, o atrofiamento total dos nervos do sistema de audição.
Isso pode acontecer porque, para continuar trabalhando, o nervo precisa de estímulos para exercitar-se. Assim, com a ausência desses estímulos, ele acaba tornando-se inútil e perdendo sua capacidade de trabalhar como deveria.
Portanto, é muito importante que caso alguma perda seja sentida em um dos ouvidos, procure um médico, o mais rápido possível. Então, ele orientará o tratamento que, na maioria das vezes, é realizado por meio do uso dos aparelhos auditivos.
A tecnologia no tratamento
Os avanços tecnológicos têm sido bastante interessantes na área dos aparelhos auditivos. Os modelos e qualidades são tão variados que hoje em dia qualquer pessoa consegue, naturalmente, usar um deles.
Não é como antigamente que as pessoas com perda auditiva tinham dificuldade de se adaptarem ao apetrecho!!!
Para quem possui perda auditiva unilateral essa adaptação pode ocorrer de maneira muito mais espontânea com os aparelhos auditivos tecnológicos pensados justamente para a deficiência em apenas um dos ouvidos.
Eles são capazes de estabelecer um equilíbrio muito coerente entre os dois lados da audição e fazem isso de forma com que o som soe muito natural.
Um bom exemplo de aparelho auditivo com uma tecnologia de ponta, capaz de ajudar as pessoas com perda de audição unilateral, é o WIDEX MOMENT — som natural, com zero delay e, ainda, é o menor aparelho auditivo recarregável do mundo.
Portanto, a tecnologia é um fator muito importante para o tratamento da perda auditiva unilateral. Ela contribui para que as pessoas superem seus desafios e tenham qualidade de vida.
Procure um especialista para te ajudar a entender melhor sobre tudo isso! Aqui, na Binaural, temos uma equipe totalmente preparada para tirar suas dúvidas sobre nossos aparelhos auditivos. Entre em contato!