Você já se perguntou o que acontece se furar o tímpano? Por ser uma situação assustadora e bastante delicada, é importante sabermos o que fazer nessa situação e quando procurar o médico.
Mesmo que o problema possa parecer incomum, cerca de 150 mil brasileiros têm o tímpano perfurado todo ano, e se o diagnóstico não for feito rapidamente, pode levar a prejuízos irrecuperáveis na audição.
Então, continue lendo para entender mais sobre o tímpano e cuidados que devem ser tomados. Confira!
Qual é a função do tímpano e sua importância?
A membrana timpânica é um importante membro do ouvido responsável por separar o ouvido externo do médio e proteger a parte interna contra as bactérias e qualquer corpo externo desconhecido.
Além disso, ela também auxilia o ouvido interno na percepção de sons altos e graves, abafando o impacto deles para não comprometer a parte de dentro do ouvido.
O que acontece se furar o tímpano: quais são os principais perigos
Perfurar o tímpano parece uma situação muito difícil de acontecer, mas a verdade é que a membrana timpânica é sensível e qualquer objeto pontiagudo como uma haste flexível pode rompê-la. Abaixo, confira alguns sintomas ou consequências do tímpano perfurado.
Zumbido e dor no ouvido
A dor intensa e repentina no ouvido é sinal de que tem algo errado e o zumbido pode aparecer como consequência da perda auditiva, por isso é importante ir ao médico logo para investigar.
Vertigens
Vertigens ou a falsa sensação que está se movendo e girando também podem ser causadas por outros problemas como a labirintite, por exemplo. De toda forma, os sintomas devem ser examinados por um profissional de saúde.
Sangramento
O sangramento é uma consequência comum do tímpano perfurado. Se esse for o caso, faça compressão externa no local com um pano ou toalha limpa e siga para o atendimento médico.
O tímpano perfurado tem cura? Como evitar?
Quando se trata de uma pequena perfuração, há grandes chances do tímpano cicatrizar e voltar ao normal em dois meses sem qualquer intervenção. Porém, é necessário tomar precauções como evitar piscina, praia e até assoar o nariz muito forte.
Se o ouvido estiver infeccionado, o médico costuma prescrever remédios para dor e antibiótico no tratamento. Mas se houver um quadro em que a membrana não consegue se regenerar por completo, pode pedir uma cirurgia.
Essa fina membrana é perfurada facilmente, mas as sequelas geradas são difíceis de ser tratadas, por isso muito não insira objetos no ouvido e evite as hastes flexíveis que podem piorar a situação.
Quando procurar um médico?
Como você pôde notar, é muito importante saber o que acontece se furar o tímpano para tomarmos as devidas precauções e ir ao médico o quanto antes, se sentir algum sintoma.
Através de uma ferramenta chamada otoscópio, o otorrinolaringologista poderá investigar se realmente houve uma perfuração no tímpano e qual será o tratamento adequado para o seu quadro clínico.
Por isso, separamos outro texto do nosso blog pra você entender mais sobre e porque o tímpano perfurado é considerado uma condição comum. Confira!