Tudo indica que sim, os homens são mais suscetíveis à perda de audição do que as mulheres, segundo uma pesquisa recentemente realizada pelo IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde. Os dados demonstraram que, considerando toda a população, 1,2% das perdas auditivas vêm do sexo masculino e 1% do feminino.
Dessa forma, neste texto aprenderemos o que pode causar a perda auditiva, por que os homens são mais suscetíveis a ela e como se prevenir. Então, continue acompanhando!
O que causa a perda auditiva?
A perda auditiva pode ser causada por fatores genéticos ou acidentes auditivos ao longo da vida, mas a principal causa são os maus hábitos das pessoas, que abusam dos limites da audição.
Vamos analisar! No dia a dia na cidade, estamos sempre em locais muito barulhentos. O trânsito, as pessoas, os centros das cidades e até a nossa própria casa fazem barulhos, não é verdade?
Assim, por exemplo, é muito comum que tentemos abafar o som externo colocando música alta nos fones de ouvido. Portanto eles acabam fazendo mal aos nosso sistema auditivo, já que viraram objetos indispensáveis para a maioria das pessoas, até mesmo quando estão dentro de casa.
Essa poluição sonora diária é o fator que mais influencia na perda auditiva das pessoas. Então, é muito importante que elas sejam mais conscientes quanto a isso. Dessa forma, aqui vão algumas dicas sobre o uso dos fones de ouvido:
- Procure não utilizar os fones por mais de duas horas seguidas;
- Não ultrapasse o limite do som estipulado pelo seu celular;
- Evite competir com o som externo.
Bom… acabamos de ver sobre as causas da perda auditiva, e, agora, veremos o porquê dos homens perderem a audição mais facilmente do que as mulheres. Continue de olho!
Por que os homens perdem a audição mais facilmente do que as mulheres?
Considerando o tópico anterior, podemos até tentar questionar os dados da pesquisa, afinal, homens e mulheres convivem na mesma sociedade, nas mesmas cidades e nos mesmos ambientes, não é mesmo? De modo geral, sim! Mas os cargos ocupados pelas mulheres são os mesmos ocupados pelos homens?
Vamos pensar juntos acompanhando alguns dados… Um estudo do IBGE apontou que as mulheres são minoria no mercado de trabalho, ocupando apenas 46,2% dos cargos, enquanto os homens ficaram com 65%. Com isso, temos menos pessoas do sexo feminino ocupando também cargos em lugares muito barulhentos, como fábricas, por exemplo.
Então, como a quantidade de homens em contato com ambientes com muito barulho é maior, a perda de audição também é. Afinal de contas, repare no dia a dia qual o sexo das pessoas que estão lidando com máquinas, aparelhos e ferramentas no ambiente de trabalho. Provavelmente, você perceberá que são em sua maioria do sexo masculino.
Assim, com base em outra pesquisa, desta vez realizada pela universidade Johns Hopkins apontou que os homens sofrem com a perda de audição 5 vezes mais rápido que as mulheres. Além disso, outro fator muito importante é que os homens tendem a não procurar ajuda médica quando se sentem prejudicados auditivamente, de acordo com estudos realizados pela universidade de Massachusetts.
Dessa maneira, vimos que a perda auditiva atinge principalmente o sexo masculino por diferentes motivos. Então, agora, veremos o que pode ser feito para evitarmos esse mal. Vamos ver?
Como prevenir a perda auditiva?
Abaixo, listaremos algumas práticas do dia a dia que podem reduzir o dano ao seu aparelho auditivo:
- Utilize protetores auriculares em ambientes públicos ou qualquer outro lugar onde o barulho é muito alto;
- Não abuse do volume alto nos aparelhos eletrônicos (com ou sem fones), como TV, celular, tablets etc.;
- Faça acompanhamento em um médico otorrinolaringologista regularmente, principalmente após os 50 anos de idade;
- Evite limpar os ouvidos com cotonetes. O correto é realizar a limpeza em um médico, mas você pode, em casa, usar uma toalha úmida para limpar a parte mais externa do ouvido.
Além disso, muitas vezes a audição da pessoa já está comprometida. Dependendo do grau da perda, o doutor pode indicar o uso de aparelho auditivo. A boa notícia é que aqui você pode pedir um teste totalmente grátis do nosso aparelho, evitando problemas indesejáveis de adaptação e garantindo qualidade de vida!