O Dia das Mães é uma data que merece um carinho especial e, por isso, o nosso artigo de hoje é completamente dedicado para elas, que nos protegem, cuidam e amam incondicionalmente.
Este dia tão importante foi criado nos EUA, no século XX, mas existem registros que desde a antiguidade acontecem festividades para homenagear a figura materna.
Fique conosco, descubra mais sobre a data e se emocione com alguns depoimentos dos nossos clientes!
Você sabe como surgiu o Dia das Mães?
No Brasil, o Dia das Mães foi instituído em 1932, pelo então presidente, Getúlio Vargas. O segundo domingo do mês de maio foi a data estabelecidade graças aos esforços do movimento feminista brasileiro e, em maio de 1932, o decreto nº 21.366 oficializa a celebração.
Entretanto, foi em 1914 que Anna Jarvis — ativista norte-americana que dedicou a vida a obras de caridade, principalmente durante a Guerra de Secessão — criou essa celebração para homenagear a própria mãe, que havia falecido em 1905.
Sendo assim, após quatro anos de dedicação, Anna conseguiu que o presidente Woodrow Wilson aprovasse a medida no Congresso dos Estados Unidos.
Muitos historiadores relatam que existem evidências de que desde os tempos remotos, as mães são vistas e celebradas como figuras essenciais dentro da família e da sociedade.
Um amor sem barreiras
Ser mãe de uma criança com perda auditiva é desafiador, mas mesmo assim, elas nunca desistem de proporcionar o melhor tratamento possível para seus filhos. O mesmo pode ser dito dos filhos que cuidam com carinho das mães que também sofrem com esse déficit de audição.
Paciência, dedicação, esforço, cumplicidade e companheirismo são apenas alguns dos adjetivos que podemos dar para as mães que se esforçam para disponibilizar todas as ferramentas possíveis para que seus filhos possam ser independentes e capazes de seguirem os caminhos que escolherem.
A reciprocidade desse imenso amor pode ser observada nas atitudes de filhos que nunca deixam de buscar o melhor tratamento para suas mães que têm algum nível de perda auditiva, procurando proporcionar qualidade de vida e bem estar absoluto para quem tanto amam.
Dessa forma, todos os momentos de angústia e preocupação que surgem juntamente com os primeiros sinais de déficit auditivo são substituídos por vivências únicas, compartilhadas durante o processo de cura ou de tratamento e fortalecendo ainda mais o elo entre eles.
Afinal, não existem barreiras entre mães e filhos que se amam, mesmo porque, quatro das cinco linguagens do amor não precisam que nenhuma palavra seja dita — ou escutada — em alto e bom som.
O importante papel do tratamento adequado
Primeiramente, é fundamental ressaltar que ao identificar qualquer sinal de que possa existir algum nível de perda auditiva, o primeiro passo a ser dado é procurar um médico otorrinolaringologista para realizar o exame clínico e testes específicos (como a audiometria, por exemplo).
O diagnóstico precoce permite que a linha de tratamento adequada seja definida rapidamente e progrida da maneira mais eficiente possível.
Tanto os aparelhos auditivos (para perda auditiva leve e moderadas) quanto os implantes cocleares (para perdas auditivas severas e profundas) precisam de um tempo de adaptação às novas rotinas, outro motivo para que o tratamento seja iniciado o quanto antes.
Inclusive, se a intervenção for feita até a idade de seis meses, pode diminuir os efeitos negativos relacionados ao desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e da linguagem da criança.
Ou seja, procurar ajuda médica diante de qualquer indício de déficit auditivo pode aumentar significativamente as chances de garantir uma vida plena para a criança.
Da mesma forma, o diagnóstico antecipado permite maior qualidade de vida para os idosos, independente do grau da perda auditiva.
O Grupo Binaural deseja um Feliz Dia das Mães
É claro que não poderíamos deixar de homenagear a mulher mais importante das nossas vidas e, por isso, preparamos com muito carinho um vídeo especial para celebrar o Dia das Mães. Confira:
Esperamos que, através desse simples tributo, você tenha conseguido sentir todo o amor e cuidado que temos com a sua família.
Mas, espera! Nossa “sessão emoção” ainda não acabou. Pegue mais lencinhos para enxugar mais algumas lágrimas e se prepare para ouvir dois dos depoimentos mais incríveis do nosso quadro Histórias que valem a pena ouvir:
- Cristina e Gabriela
- Luna e Samuel
Conclusão
Enfim, a Binaural deseja que esse Dia das Mães possa ser celebrado com muito amor e união, em um ambiente familiar repleto de alegria e sorrisos.
Afinal, o único som indispensável é o das batidas do coração, dizendo: eu te amo, mãe.
Ah! Ficamos tão emocionados que quase nos esquecemos de dizer que o nosso e-book sobre perda auditiva infantil, que foi elaborado com muito cuidado e dedicação especialmente para você, já está disponível para download neste link.
Feliz Dia das Mães!