O profissional de fonoaudiologia pode ter várias atribuições e trabalhar em diversos lugares. Mas você sabe, por exemplo, como o fonoaudiólogo infantil pode ajudar nos casos de perda auditiva em crianças?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 34 milhões de crianças já sofrem com esse problema no mundo e a tendência, infelizmente, é que este número seja ainda maior nos próximos anos.
Por isso, se você tem alguma dúvida sobre o papel do fonoaudiólogo infantil no tratamento de crianças com problemas de audição, este artigo vai te ajudar. Confira!
Como o fonoaudiólogo infantil pode ajudar?
Toda vez que a pessoa tiver alguma dificuldade relacionada à comunicação oral e escrita, à audição e à motricidade, o fonoaudiólogo será o profissional da saúde capaz de ajudá-la.
Inclusive, falamos sobre a profissão com mais detalhes neste outro artigo do nosso blog.
No caso do fonoaudiólogo infantil, esse trabalho torna-se ainda mais importante. Isso porque é na infância que o indivíduo começa a desenvolver a habilidade mais importante para a sua socialização: a fala.
Porém, caso ele tenha algum tipo de perda auditiva, é bem provável que também encontre problemas para começar a falar e, por consequência, ser alfabetizado.
Sendo assim, o profissional irá avaliar a criança e identificar se há, de fato, sintomas de perda auditiva. Neste contexto, também serão realizados exames – como a audiometria – com o objetivo de verificar o grau dessa perda e indicar o tratamento adequado para a situação.
Se for o caso de usar aparelhos auditivos, o fonoaudiólogo infantil também saberá recomendar qual é o modelo ideal para a criança.
Qual a idade ideal para levar meu filho ao fonoaudiólogo?
Na verdade, o ideal é levá-lo assim que detectar os primeiros sintomas de perda auditiva. Porém, os pais só costumam notá-los mais para frente, em geral quando o filho apresenta algum problema de socialização na escola.
Normalmente, as crianças começam a falar as primeiras palavras entre o primeiro e o segundo ano de vida. Entretanto, as frases mais elaboradas geralmente aparecem mais tarde, por volta dos três anos de idade.
Se depois desse tempo você reparar que seu filho ainda não consegue falar, não se assusta com barulhos e não olha quando é chamado, pode ser o indicativo de um problema de audição.
Neste caso, o recomendado é procurar, desde já, um profissional para avaliar a situação. Isso porque, se a criança realmente tiver perda auditiva, todo o processo de desenvolvimento dela pode ser comprometido. Afinal, ela terá mais dificuldades na alfabetização e inclusão social.
Aliás, segundo dados da OMS, 60% dos casos de perda auditiva infantil ocorrem por causas evitáveis.
Então, quanto mais cedo identificar os sintomas, maior será a eficácia do tratamento. E a boa notícia é que, hoje em dia, os aparelhos auditivos já conseguem ajudar na grande maioria dos casos.
Como é feito o tratamento de perda auditiva em crianças?
Tudo vai depender da causa e do grau da perda auditiva da criança, dois aspectos que o fonoaudiólogo infantil detectará por meio de análises e exames.
Em casos de perda de grau leve, sessões de terapia já podem ser suficientes para reabilitar a criança e ajudá-la no processo de aprendizagem.
Para graus acima, a audiometria pode indicar o uso de aparelhos auditivos. Atualmente, esses aparelhos são muito mais discretos e tecnológicos do que eram antes e trazem resultados muito bons. Os da Widex, por exemplo, entregam o som com zero atraso e alguns modelos possuem até inteligência artificial, adaptando-se automaticamente aos ruídos do ambiente.
Por que a Binaural pode ajudar?
A Binaural é uma empresa com mais de 35 anos de experiência no mercado e uma das maiores distribuidoras de aparelhos auditivos do Brasil.
Temos uma equipe própria de fonoaudiólogos para entender todas as dores do paciente e indicar o melhor aparelho (e também o mais confortável). Assim, conseguimos devolver a qualidade de vida dos nossos clientes, independente da idade.
Então, se o seu filho está precisando de um bom aparelho auditivo, não o leve a qualquer lugar. Clique aqui e encontre a Binaural mais próxima de você! 😉