A diabetes é uma doença que atinge aproximadamente 13 milhões de brasileiros, segundo pesquisas do Ibope. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que ela pode aumentar os riscos da perda auditiva.
Dessa maneira, isso nos mostra como as funções do nosso corpo estão interligadas e, para mantê-lo saudável, devemos tomar algumas precauções, para que um problema de saúde específico não afete outras partes, e soframos as consequências.
Então, continue lendo nosso artigo para entender tudo sobre a relação entre diabetes e a perda auditiva!
O que é a diabetes e quais são os seus sinais?
A diabetes é uma doença crônica (sem cura) causada pelo o excesso de açúcar no sangue, uma vez que o corpo (pâncreas) não produz ou produz pouca insulina, responsável por quebrar o açúcar presente em nosso organismo.
Além disso, essa doença possui vários níveis de intensidade e tipos. E, mesmo afetando uma grande parte da sociedade brasileira, como já citamos acima, muitas pessoas não sabem que têm diabetes.
Então, abaixo, conheça os tipos de Diabetes:
- Diabetes tipo 1: nenhuma produção de insulina. Atinge, principalmente, crianças e adolescentes;
- Diabetes tipo 2: pouca produção de insulina. Atinge, principalmente, adultos, e costuma ter origem genética;
- Diabetes gestacional: acontece, especificamente, na gestação, podendo trazer diversas complicações de saúde para a gestante e para o bebê.
Acima, ficamos sabendo quais são os tipos de diabetes, mas você sabe reconhecer os seus sinais? Se você não sabe, lembre-se que essa doença é muito perigosa. Portanto, separei alguns sinais para você ficar atento.
Em estágios iniciais da diabetes, é comum a pessoa apresentar um ou mais dos sintomas abaixo:
- Muita sede (polidipsia);
- Cicatrização lenta;
- Perda de peso;
- Cansaço;
- Muita vontade de urinar (poliúria);
- Muita vontade de comer;
E, agora que você já entende melhor sobre a doença, vamos ver como a diabetes pode afetar a sua audição.
Como a diabetes afeta a audição?
O nosso sistema auditivo é feito de artérias e veias muito finas. São elas que fazem a ligação entre o ouvido interno, o médio e o externo. Para os diabéticos, o tamanho destes canais é um grande problema. O excesso de açúcar circulando no sangue pode entupi-las, causando a má circulação do sangue no ouvido.
Portanto, o nosso sistema auditivo, assim como todos os órgãos do corpo humano, precisam de sangue para funcionar. Por esse motivo, a diabetes afeta a capacidade de ouvir da pessoa que tem a doença.
Além disso, estudos feitos no hospital de Newcastle demonstraram que a surdez causada pela diabetes também pode ter herança genética. Ou seja, se a sua mãe teve problemas auditivos diabéticos, as chances de você também ter são bem grandes.
Ainda, outro sintoma que pode surgir por causa da diabetes e que prejudicará a audição é a infecção no canal auditivo.
Portanto, podemos perceber que a diabetes pode causar o desenvolvimento da perda auditiva. E, agora, vamos ver como nos prevenir dessa doença? Acompanhe!
Como prevenir a perda auditiva em diabéticos?
Primeiro, é importante ressaltar mais uma vez que a diabetes é uma doença que precisa ser levada a sério e tratada o quanto antes. Assim como a perda auditiva, ela é muito ignorada nos sinais iniciais. Entretanto, as duas, se não forem tratadas, podem ser, sempre, prejudiciais à saúde.
Por isso, a melhor maneira de prevenir a perda auditiva é seguir o tratamento recomendado pelo o médico, manter hábitos de alimentação saudáveis e fazer o exame de audiometria para verificar se a sua audição está funcionando como deveria.
Dessa forma, além de evitar a perda auditiva, você também estará prevenindo outras complicações que poderiam surgir por causa da diabetes.
Bom, se você gostou deste artigo, saiba que nós produzimos pensando especialmente em contribuir de alguma forma com a sua vida. Se quiser ler mais, no nosso blog você encontra outros textos como este!
Além disso, preparamos um teste totalmente grátis do aparelho auditivo com o som mais natural que existe!