A audiometria é o primeiro exame que os especialistas solicitam aos pacientes que possuem sintomas de perda auditiva.
Esses sintomas podem ser identificados pelo próprio paciente ou pelas pessoas que convivem com ele, pois, muitas vezes, elas são as primeiras a notar alguma irregularidade na audição.
Mas, apesar de o exame ser bem famoso, muitas pessoas não sabem como ele é feito e o que exatamente ele diagnostica. Portanto, leia nosso artigo até o final e saiba tudo sobre a audiometria.
Como a audiometria é realizada?
A audiometria é um exame simples, não é invasivo e não envolve nenhum tipo de dor.
O procedimento acontece em uma cabine acústica que isola os sons externos. Lá, o paciente utiliza um fone de ouvido que emitirá sons gerados por um aparelho chamado “audiômetro”.
O seu objetivo é emitir estímulos sonoros nos dois ouvidos e detectar a resposta que o sistema auditivo fornece.
Existe mais de um tipo de audiometria, os dois principais são:
- Tonal – refere-se à detecção de tons puros, os apitos;
- Vocal – mede o entendimento que o paciente tem da fala do examinador.
O exame dura aproximadamente 30 minutos, e o resultado é emitido na mesma hora.
Dessa forma, a audiometria não exige nenhuma preparação complexa, a única exigência é que o paciente fique 14 horas de repouso acústico antes do exame. Ou seja, evite ambientes com ruídos altos.
O que a audiometria diagnostica?
Os resultados da audiometria serão comparados com uma escala padrão que demonstrará se o paciente possui ou não perda auditiva. Caso o resultado seja positivo, o paciente poderá saber qual o nível da sua perda de audição.
Possíveis resultados:
- Até 25 decibéis: nenhum problema auditivo;
- 26 a 40 decibéis: perda auditiva leve;
- 41 a 60 decibéis: perda auditiva moderada;
- 61 a 70 decibéis: perda auditiva moderadamente severa;
- 71 a 90 decibéis: perda auditiva severa;
- 91 a 120 decibéis: perda auditiva profunda.
Com o resultado em mãos, o médico poderá ou não solicitar mais exames e determinar o melhor tratamento, caso seja necessário.
Além disso, a audiometria vocal vai identificar se há indícios de dificuldade de processamento auditivo. Isso acontece quando a resposta aos tons puros acontece, mas a detecção da fala não acompanha o mesmo padrão. Ou seja, você escuta o som emitido pelas outras pessoas, mas não consegue entender o que elas falam.
Portanto, a principal preocupação da audiometria é identificar alguma irregularidade no sistema auditivo.
Qual a importância de realizá-la?
A perda auditiva é uma condição que deve ser tratada logo no início para evitar perda total na audição.
Sendo assim, é muito importante as pessoas procurarem um especialista quando perceberem que não estão ouvindo tão bem.
O uso de aparelhos auditivos a partir da recomendação médica vai fornecer estímulos para o sistema auditivo, fazendo com que ele continue trabalhando e funcionando.
Quando esses estímulos não chegam, ele fica “preguiçoso” e para de trabalhar.
Ou seja, quando uma pessoa possui perda auditiva, mas não busca diagnóstico e tratamento, ela acaba por comprometer de vez o resto da audição e até mesmo outras áreas cerebrais interligadas.
Sendo assim, a audiometria é um exame muito necessário para identificar de maneira fácil, rápida e eficaz a perda auditiva e o grau que ela se encontra, possibilitando, assim, um tratamento precoce que diminua as chances de comprometimento total da audição.
Portanto, caso precise de um aparelho auditivo, escolha o WIDEX MOMENT, porque ele tem uma tecnologia única , capaz de reproduzir o som mais natural que um aparelho auditivo pode entregar, com zero delay de processamento, e é discreto ao ponto de ser o menor aparelho auditivo recarregável do mundo.
Não perca tempo, conquiste de volta sua qualidade de vida auditiva, agende um teste totalmente grátis.