Muitas pessoas não sabem a real função de um otorrinolaringologista, acreditando que ele cuida de apenas uma área específica do corpo. Porém, este profissional é o médico de ouvido, nariz, garganta e pescoço.
Por cuidar de uma região ampla em nosso corpo, o otorrino faz o diagnóstico e o tratamento de diversas doenças, como problemas auditivos, infecções graves na garganta, problemas na cavidade nasal.
Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre esta profissão, quando e para que procurar um otorrinolaringologista.
Otorrino é médico de ouvido?
Como dissemos, o otorrino é médico de ouvido e também de outras partes do nosso corpo. Por ser uma região interligada, ele também é responsável por cuidar do pescoço, nariz e garganta. Dessa maneira, é uma especialidade bem ampla na medicina.
Quando você sofre com uma dor de garganta forte, por exemplo, esta infecção pode se espalhar e afetar o sistema auditivo, gerando também inflamação nos ouvidos. Pessoas com amigdalite costumam, além de terem dor intensa na garganta, sentir o problema no ouvido.
Então, é função do otorrino avaliar e diagnosticar a doença, assim como indicar o melhor tratamento. Só para citar alguns problemas de saúde que este profissional da saúde cuida, podemos trazer:
- dor de ouvido;
- dores de garganta;
- ronco;
- disfonia;
- zumbidos;
- problemas de audição;
- rinites alérgicas;
- obstrução nasal.
Quando é o Dia do Otorrinolaringologista?
O Dia Nacional do Otorrinolaringologista é em 3 de março, já que a data foi escolhida porque também celebrar o Dia Mundial da Audição e Orelha. A especialidade surgiu no Brasil em 1911 e quase 30 anos depois aconteceu o primeiro Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia — evento que deu os primeiros passos para a organização da categoria em âmbito nacional.
Mais de 7 mil médicos são especializados nesta área atualmente no Brasil, que conta com várias entidades que fiscalizam e incentivam a profissão, como a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
Além de comemorar a profissão, a data serve para incentivar campanhas e alertar a população para os riscos das doenças, fazendo mutirões de exames por todo o país.
Quando procurar um médico de ouvido?
É fundamental procurar um médico de ouvido sempre que sentir dores ou alguma alteração em sua capacidade de ouvir. Sinais como zumbido e tontura também ajudam a ligar o alerta para algum problema. Porém, não se deve procurar um otorrinolaringologista somente quando sentir algo.
Para fazer a prevenção, o ideal é ter consultas periódicas com o seu médico. Assim, qualquer alteração poderá ser diagnosticada no início e o tratamento será mais eficiente, com o paciente não perdendo qualidade de vida. Os adultos devem fazer uma consulta, no mínimo, uma vez ao ano. Em crianças, o pediatra poderá pedir a cada seis meses.
Que tipo de doenças o otorrino pode tratar?
Algumas doenças se tornam mais comuns no cotidiano de um otorrinolaringologista. Elas estão ligadas, principalmente, ao sistema auditivo e o respiratório, como:
- sinusite
- faringite
- desvio de septo nasal
- apneia
- surdez
- amigdalite
- otite
Previna-se!
Assim como em qualquer outra área da medicina, o essencial é procurar um médico do ouvido com frequência para fazer a prevenção. Assim, com o tratamento precoce, será mais rápida e fácil a recuperação, dependendo do caso.
Gostou do conteúdo e de saber mais sobre o otorrinolaringologista? Se quiser ver também outra profissão médica, confira este material que fizemos sobre o fonoaudiólogo.