Você provavelmente já ouviu a expressão surdo-mudo, popularmente falada em todo o território nacional. Porém, você sabia que esse termo é considerado inadequado?
Segundo estudos, a antiga expressão não é mais empregada por ser considerada incorreta em relação às pessoas com deficiência auditiva, pois elas não têm problemas na voz — assunto que será abordado abaixo.
Então, venha entender mais sobre o significado da expressão e qual a melhor forma de falar hoje em dia. Boa leitura!
Afinal, todo surdo é mudo?
A incapacidade de falar é causada por um transtorno do sistema nervoso central ou um distúrbio psíquico, como a esquizofrenia precoce.
A maioria dos surdos não possui essa condição, mas também preferem não usar a voz, por vergonha e/ou medo do julgamento da maneira como transmitem a mensagem.
Como é a aquisição da fala para os surdos?
O processo de aprendizado de pessoas que ouvem — chamados de ouvintes — é feito através da escuta da língua materna, para depois conseguirem assimilar e repetir.
Os surdos não passam pela primeira etapa, portanto a oralidade vem após muito esforço e acompanhamento multidisciplinar. E mesmo com todo o trabalho, suas vozes são diferentes comparadas aos ouvintes, por isso muitos preferem não usá-la.
Por que não se deve utilizar a expressão surdo-mudo?
A expressão é considerada pejorativa, porque a comunidade surda lutou muito durante toda a história da sociedade e continuam lutando para serem respeitados e alcançarem a assistência necessária com leis que deem este respaldo.
É por isso que, acrescentar a deficiência na voz, atravessa o sentido literal e carrega também o de que a comunidade surda não possui voz, isto é, não reivindica seus direitos.
Quais são as expressões corretas?
Diante desse cenário, é possível indicar quatro termos corretos para se referir às pessoas com deficiência auditiva:
- deficiente auditivo ou pessoa com deficiência auditiva: quem teve perda leve, moderada ou total;
- surdo: indivíduo que não escuta nada;
- surdo oralizado: deficiente auditivo que fala e faz leitura labial;
- surdo sinalizado: utiliza a língua de sinais para se comunicar.
Qual é a importância do aparelho auditivo?
Embora o aparelho auditivo não cure a surdez, ele propicia uma melhor qualidade de vida aos deficientes auditivos e promove a inclusão, permitindo que ouçam com mais qualidade.
Para saber mais sobre o assunto, confira o artigo no qual explicamos sobre a reabilitação auditiva, processo que visa devolver ou desenvolver a habilidade da audição.