Você sabia que existem alguns exercícios para melhorar labirintite que são tão fáceis que você pode realizar em casa e ajudam no processo de reabilitação dessa doença?
Com recomendação de seu otorrinolaringologista de confiança, fazer esses simples exercícios é uma forma de complementar o seu tratamento e diminuir os incômodos dessa condição.
Então, se você deseja descobrir como aliviar a vertigem e outros sintomas da labirintite, continue lendo!
Labirintite: o que é e quais suas principais causas?
Primeiramente, é importante entender que “labirintite” é o termo utilizado para definir qualquer transtorno do labirinto, região do ouvido interno responsável pela audição e equilíbrio.
Constituída pela cóclea, pelo vestíbulo e canais semicirculares, quando inflamado, o labirinto causa sintomas como vertigem, tontura, zumbido no ouvido, náuseas, sudorese, falta de equilíbrio e até mesmo perda de audição.
Apesar de poder acometer pessoas de todas as idades, é mais comum se manifestar após os 40 anos, devido às alterações metabólicas (como níveis colesterol, ácido úrico e triglicérides elevados) típicas a partir dessa faixa etária.
Algumas das causas mais comuns e principais fatores de risco, são:
- infecções por vírus ou bactérias;
- hipoglicemia;
- diabetes;
- hipertensão;
- otites;
- sedentarismo;
- consumo excessivo de uso de álcool, cigarros, cafeína;
- fatores emocionais, como depressão, ansiedade e estresse.
Diagnóstico e tratamento
Geralmente, o diagnóstico é realizado por um otorrinolaringologista ou neurologista, que avalia os sintomas, histórico de saúde e posteriormente pede uma série de exames tanto de toda a região do ouvido, como também, neurológicos (para descartar outras doenças com sintomas semelhantes).
Depois, é definida uma linha de tratamento, que inclui uso de medicamentos para aliviar os sintomas da inflamação e exercícios de fisioterapia.
Em algumas ocasiões, recomenda-se a Reabilitação vestibular (VB), método utilizado por fisioterapeutas e fonoaudiólogos, baseado em exercícios específicos e personalizados de acordo com a necessidade de cada paciente, com o objetivo de ajudar a devolver o equilíbrio ao labirinto.
Também é importante ressaltar que o médico pode solicitar o teste de audiometria, pois pessoas que sofrem com perda auditiva costumam ser mais frequentemente afetadas pela labirintite.
3 exercícios para melhorar labirintite
Antigamente, não era recomendado para pacientes com labirintite praticarem atividades físicas.
Entretanto, além de uma alimentação saudável, exercícios físicos como caminhada e pilates podem ajudar no equilíbrio, na coordenação motora, na prevenção de dores e, é claro, combatendo o sedentarismo, um dos fatores de risco da doença.
Com isso em mente, separamos então alguns exercícios básicos de Reabilitação Labiríntica que podem ser praticados em casa e aliviar sintomas característicos da condição. Confira:
- Exercícios oculares
Olhe para cima e para baixo, depois da esquerda para a direita, aproximadamente 20 vezes cada.
Esses exercícios devem ser realizados com o paciente sentado, começando devagar e, em seguida, ir aumentando gradativamente a velocidade.
- Exercícios da cabeça
Com os olhos abertos, incline a cabeça para frente e para trás e de um lado para o outro, aproximadamente 20 vezes cada.
Com os olhos abertos, olhe para cima e para baixo, depois da esquerda para a direita, aproximadamente 20 vezes cada.
Esses exercícios podem ser realizados deitados ou sentados e, assim como os oculares, devem ser executados inicialmente de forma lenta e aumentar a velocidade aos poucos.
- Exercícios com o corpo
Sentado em uma cadeira, gire o corpo de um lado para o outro, aproximadamente 20 vezes.
Sentado em uma cadeira, incline o corpo para frente, quase encostando no chão a sua frente. Depois, retorne a posição de origem Repita o processo 20 vezes.
Novamente, comece de forma lenta e, à medida que se sentir seguro, aumente a velocidade aos poucos.
Quando não é recomendado praticar os exercícios para melhorar labirintite?
Se mesmo realizando o tratamento com um profissional qualificado, você sentir desconforto ao realizar esses simples exercícios, recomendamos então que suspenda a prática até sua próxima consulta com seu médico.
Contudo, de forma geral, esses exercícios para melhorar labirintite são inofensivos e não costumam proporcionar qualquer incômodo para pacientes que já estão em processo de reabilitação labiríntica.
Agora, se você terminou a leitura ainda incerto se seus sintomas correspondem realmente aos da labirintite e deseja ler um pouco mais sobre o tema, então esse nosso artigo pode te ajudar!