O otorrinolaringologista é o médico que cuida das doenças do ouvido, mas a profissão vai muito além disso. Este especialista tem uma atuação muito ampla, sendo responsável também pelo diagnóstico e tratamento de doenças no nariz, garganta, laringe e pescoço.
Neste post, vamos explicar melhor sobre a origem da profissão, suas funções, como funciona a consulta, além de responder quando procurar um otorrinolaringologista. Confira!
Otorrinolaringologista: origem da profissão
Segundo estudos, os registros mais antigos de aproximadamente 1500 a.C. já possuíam descrições sobre estudos do ouvido.
Porém, foi somente no século vinte, com a fusão da otologia e laringologia, que surgiu a especialidade otorrinolaringologia. Em 2016, foi instituído o dia 03 de março como o Dia do Otorrinolaringologista.
Quais são suas funções do médico que cuida das doenças do ouvido?
O otorrinolaringologista cuida não só dos ouvidos, mas também do nariz, seios da face, garganta e ouvidos. Ele avalia todas as funções desses órgãos e trata desde simples indisposições até tumores cerebrais e nasais.
Este médico também é capaz de realizar tratamentos cirúrgicos, sejam eles com função estética ou não. Alguns dos procedimentos que o otorrino trata são: otites, perfuração do tímpano, ronco, visão embaçada ou escurecida, sinusite, paralisia facial, desvio do septo nasal, entre outros.
Como é uma consulta do médico que cuida das doenças do ouvido?
Normalmente, a consulta começa como qualquer outra: o médico analisa as queixas do seu paciente, faz um estudo sobre casos anteriores relacionados à queixa e pergunta sobre o histórico familiar caso a doença seja genética.
Com as ferramentas adequadas, o otorrino irá analisar seu nariz, ouvido ou garganta, dependendo do quadro clínico e dos seus sintomas.
Caso possua reclamações com a sua audição, por exemplo, o médico pode prescrever um teste de audição como a audiometria, por exemplo.
Quando devo procurar um otorrino?
Por mais que o otorrinolaringologista cuide do nosso aparelho fonador, não é indicado procurar somente quando sentir um incômodo ou um quadro de sintomas. Afinal, isso pode prolongar uma doença que poderia ser vista e tratada antes.
O ideal é ir à uma consulta no mínimo uma vez ao ano para adultos. No caso de crianças muito pequenas, o médico pode pedir uma consulta a cada seis meses.
Por fim, você conhece as funções de um fonoaudiólogo e quando deve procurá-lo? Veja nosso post sobre o assunto e saiba mais.