Muita gente acha que os atletas com perda auditiva participam das paraolimpíadas, mas na verdade, têm sua própria competição esportiva. Os Jogos Surdolímpicos (antes chamados de Jogos Internacionais Silenciosos) foram realizados pela primeira vez em 1924, em Paris, na França.
Entre os atletas permitidos a competir nos Jogos não há classificações ou restrições, exceto a exigência de que tenha perda auditiva de pelo menos 55 decibéis no melhor ouvido. Isso significa que (no mínimo) a perda auditiva moderada nos dois ouvidos já faz com que o atleta possa se classificar para as Deaflympics (em inglês).
Em 2022 a competição já conta com mais de 20 modalidades, 72 países e mais de 2 mil atletas. É o terceiro maior evento esportivo do mundo, perdendo só para as paraolimpíadas e olimpíadas, mas mesmo assim, o baixo patrocínio faz com que ainda seja um evento pouquíssimo divulgado.
Previamente marcada para 2021, as Surdolimpíadas foram adiadas por um ano por conta da pandemia, e agora, pela primeira vez está sendo sediada em um país da América Latina em 2022. E Caxias do Sul, no RS (Brasil) teve a grande honra de receber essa edição que marca a volta dos Jogos desde o início da pandemia. Ele acontece de 01 a 15 de maio de 2022.
O canal Deaflympics TV by XPlay, fará a transmissão por streaming de todas as modalidades dos Jogos com acesso gratuito, e o site oficial já está sendo atualizado com informações da competição, incluindo calendários e quadro de medalhas. Acesse o www.deaflympics2021.com/pt/ para saber mais sobre essa edição dos Jogos Surdolímpicos.
Como assistir:
TV por assinatura
Markket (Claro – 692)
9h às 20h: transmissões ao vivo
21h às 8h: reprises
Plataformas Streaming
Deaflympics TV by Xplay
Box Brazil Play
Grêmio Play
Site da Xplay:
https://www.xplaytv.digital/
Site do evento:
https://www.deaflympics2021.com/pt/