A surdez súbita pode ser algo assustador, uma vez que acontece sem motivos aparentes e, por isso, pega qualquer um desprevenido.
Porém, existem alguns fatores que podem ocasionar essa condição ou tê-la como consequência, gerando diferentes problemas auditivos e tornando indispensável uma visita ao médico o quanto antes.
No artigo de hoje, vamos entender o que é, quais as causas e tratamentos para essa disfunção tão inusitada e diferente. Confira!
Afinal, o que é a surdez súbita?
A princípio, a surdez súbita é a perda de audição repentina que, na maioria das vezes, acontece em apenas um ouvido. Essa disfunção é um problema neurossensorial, que atinge o ouvido interno e pode vir acompanhada de sintomas como tontura ou zumbido nos ouvidos.
Sua origem pode estar relacionada a diversos motivos, como o desenvolvimento de uma infecção no ouvido, perfuração no tímpano ou excesso de cera, por exemplo, mas não existe um consenso de causa comum.
Geralmente, a incidência da surdez súbita é maior em pessoas com mais de 40 anos e acontece uma recuperação espontânea em 15 dias, porém, quanto mais jovem, maiores são as chances de recuperação completa.
Possíveis causas
- infecções e doenças: otites, meningite bacteriana, doença de Lyme, caxumba, encefalite, mononucleose, síndrome de cogan, tumor no nervo auditivo, esclerose múltipla e a doença de Ménière são alguns exemplos;
- medicamentos ototóxicos: quando apresentarem efeitos colaterais que podem induzir a lesões nos ouvidos;
- mudanças de pressão: como acontecem de forma súbita, podem gerar um vácuo entre os ouvidos médio e interno, ocasionando a surdez temporária.
- sons excessivamente altos: sons com muito volume podem gerar uma lesão momentânea aos nervos auditivos, causando a surdez.
- traumatismo craniano: qualquer pancada forte na cabeça, independente da área, pode causar lesões que afetam as células auditivas, ocasionando a surdez.
Tratamento
Primeiramente, é fundamental buscar ajuda médica para fazer exames, principalmente se o problema permanecer por mais de 48h, uma vez que após esse período as chances de reversão do quadro são menores.
A linha de tratamento a ser seguida depende do resultado dos exames clínicos e de audiometria, mas muitos dos casos podem ser solucionados através de prescrição de medicamentos específicos.
Porém, há casos em que apenas a medicação não resolve o problema e pode ser necessário realizar alguma cirurgia, tomar remédios do tipo corticosteróides e iniciar o uso de aparelhos auditivos.
Conclusão
Em suma, a surdez súbita é a perda repentina da audição — ou a piora abrupta de alguma doença auditiva —, que pode ter diversos agentes causadores e podem apresentar uma melhora dentro de dois dias.
Caso os sintomas persistam, é necessário voltar no médico escolhido para decidirem juntos quais outras alternativas de tratamento estão disponíveis.
Inclusive, estar atento aos sintomas e buscar ajuda profissional é uma recomendação padrão quando o assunto é a saúde dos ouvidos, mas… Você já conhece todos os tipos de perda auditiva? Acesse o nosso site e confira!