Para ouvir bem é preciso cuidar da sua audição durante a vida toda. Entretanto, alguns hábitos podem prejudicar a sua capacidade de ouvir em todas as idades. Pensando nisso, neste texto, apresentaremos a você alguns exemplos destes hábitos que não são recomendáveis.
Ouvir música com volume alto em fones de ouvido
Todo mundo gosta de ouvir uma musiquinha, não é mesmo? Mas, é preciso tomar muito cuidado para não danificar a sua audição durante o tempo em que você passa com os fones. E a gente te explica o porquê!
Quando usamos os fones de ouvido por muito tempo ou em volumes muito altos, as células auditivas, que são insubstituíveis, vibram intensamente, podendo morrer, e deixando de fazer o seu papel.
Entretanto, essa situação piora quando você utiliza fones intra-auriculares, ou seja, aqueles que as saídas de som vão dentro do ouvido. Muitos deles não têm o isolamento acústico, por isso, para compensar o som externo, você acaba aumentando o volume do áudio do seu dispositivo, prejudicando diretamente a sua audição.
Pensando nisso, ao comprar um fone de ouvido, opte por um supra-auricular (on-ear) ou por um auricular (earbud), os quais não são inseridos dentro do seu ouvido. Lembre-se também de checar a qualidade do isolamento acústico do seu aparelho, que permitirá uma boa experiência, mesmo sem colocar o volume no último.
Então, se quiser saber mais sobre os hábitos que podem prejudicar a sua audição em todas as idades, continue ligado!
Operar equipamentos sem proteção auricular
Muitos profissionais precisam trabalhar com máquinas e equipamentos que emitem sons que podem prejudicar a sua audição. Mesmo em lugares em que o som ambiente é moderado, é possível causar danos à audição, se o profissional permanecer no mesmo espaço várias horas por dia.
Por isso, todo o profissional precisa usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que estejam de acordo com a atividade que exerce. Assim, se você trabalha com um trator ou com máquinas barulhentas, é recomendado usar um protetor auricular completo, que cubra totalmente as orelhas.
Caso você trabalhe mais longe desses equipamentos ou veículos, mas ainda esteja perto dos sons, os protetores intra-auriculares compactos podem ser suficientes. Estes são muito comuns para as pessoas que trabalham em pedágios, transportadoras, indústrias ou garagens, por exemplo.
Dessa forma, os danos são os mesmos de quem ouve música muito alto: vibrações fortes que acabam matando as células auditivas, causando, com o passar dos anos, a perda de audição.
Além desses hábitos, relacionados ao barulho, que podem prejudicar o seu ouvido, veremos um outro motivo que pode causar esse tipo de problema. Continue acompanhando…
Limpeza inadequada dos ouvidos também afeta a audição
Limpar os ouvidos é importante, mas é preciso fazer isso corretamente para que você não cause danos à sua própria audição. Portanto, existem as ações que devem e as que não devem ser feitas na hora da limpeza. Veja só:
- Use uma toalha limpa, macia e úmida para limpar apenas as orelhas e a entrada do canal do ouvido;
- Não faça força excessiva no processo de limpeza;
- Não utilize um cotonete para limpar o canal auditivo. Além de fazer mal retirar a cera, você pode acabar empurrando ainda mais a cera que o incomoda, machucando o seu tímpano;
- Não limpe o ouvido frequentemente, isso pode causar coceiras e ressecamento no seu canal.
Dessa maneira, caso você esteja se sentindo prejudicado auditivamente por causa da cera em seu ouvido ou por alguma outra razão pela qual não sabe muito bem, procure um médico especialista. Com certeza o profissional saberá o melhor a ser feito em cada caso.
Visto este conteúdo, em alguns casos a audição já está prejudicada, então pode ser necessário o uso de aparelhos auditivos. E se você tiver qualquer dúvida a respeito dos nossos produtos ou sobre a nossa empresa, entre em contato com a gente. Será uma honra poder te ajudar!